27.04.2008
SOBRE CALÇADAS
A simples parada do veiculo sobre a calçada (tempo mínimo necessário para embarque e desembarque de passageiros) já caracteriza infração de trânsito. Neste caso o motorista pode ser multado em R$ 53,20 com registro de 03 pontos na carteira.
Estacionar sobre a calçada então (parar por tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros), é inconcebível. A penalidade para o motorista também é multa, desta vez de R$ 127,69 e 05 pontos na carteira, neste caso o veiculo pode ser removido como medida administrativa.
Afinal, por que tantos motoristas insistem em estacionar seus veículos nas calçadas desrespeitando os pedestres e as autoridades de trânsito da cidade? O que leva as pessoas a apostarem na impunidade de forma tão flagrante? Neste sábado, 15 de março, observei por alguns minutos um cruzamento da Rua Laranjeiras, interseção de grande movimento com radar fotográfico. Muitos condutores ultrapassaram o semáforo vermelho e serão punidos como manda a Lei, mas o que mais chamou a atenção foi o número de veículos estacionados sobre a calçada.
Suponho que a justificativa para as calçadas tomadas por veículos em alguns locais seja a falta de estacionamento para os comércios, sobretudo numa rua como a Laranjeiras por conta do número de veículos que por ali transitam.
Fato é que parar sobre a calçada ao invés de procurar uma via transversal que seja permitido o estacionamento agride princípios elementares de cidadania. Na medida em que pedestres são obrigados a andar na via para desviar dos carros estacionados correndo risco de ser atropelado, está comprometido a mais importante diretriz do Código de Transito Brasileiro, a segurança.
Surpresa foi ver a passagem pelo local de um agente de trânsito sem se incomodar com os veículos estacionados irregularmente. Penso que acreditar na impunidade e deixar de ser corrigido pelas autoridades é o que assegura a continuidade destas posturas.
Aliás, dias destes, descendo a mesma Rua Laranjeiras, fui obrigado a sair da calçada e andar na via para desviar de um VW Santana da Policia Militar - PM, estacionado sobre o passeio, impedindo a passagem dos pedestres em frente ao prédio da Corregedoria da PM,.
Não haverá mudança de comportamento dos condutores sem campanhas educativas associadas a punições e principalmente bons exemplos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário