quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Dia 19 de agosto os ciclistas são celebrados em todo o Brasil

Os Aracajuanos tem o que comemorar, afinal são mais de 60km de ciclovias para uma população da ordem de 600.000 habitantes. São 10 km por 100 mil, penso que este numero é relevante se compararmos as demais capitas. Vemos também que os ciclistas tem um perfil muito variado com a maioria formada por trabalhadores que se deslocam para as empresas, mas também um grande numero de pessoas que simplesmente passeiam pelas ciclovias e até alguns com pose de competidores da arte de pedalar. Decididamente é bom viver nesta cidade, mas seria parcial demais falarmos apenas da beleza de ver os ciclistas pedalando, temos problemas que precisam ser considerados e levados as rodas de discussão nos diversos seguimentos sociais. Por exemplo: o comportamento de parte dos ciclistas pouco se diferencia dos demais veiculos no tocante ao cumprimento das regras elementar de circulação e conduta. É absolutamente comum flagrar ciclistas transitando na contramão de direção e as vezes inclusive pela esquerda, faixa sabidamente conhecida para transito de veículos que andam em maior velocidade. Comum também é vê-los passando nos semáforos fechados como se não fossem atores do mesmo trânsito que matou 491 sergipanos no último ano. As ciclovias foram construídas para ciclistas, mas da mesma forma que as bicicletas estão presentes, ou deveriam estar, no bordo direito das vias, é comum verificarmos pedestres usando as ciclovias para a prática de corridas e caminhadas. Claro que esta relação não é exatamente a ideal, mas os ciclistas também precisam considerar que este convívio é necessário e que o pedestre figura como a parte mais vulnerável em qualquer situação de trânsito e deve ser protegido. Os apitos têm sido bastante utilizados fazendo o papel das buzinas, mas vale lembrar que apito não para carro e tão pouco impede colisões. Para ter resultado e segurança é necessário conduta defensivo para o ciclista e para os monitores. Quando se aproximar de um cruzamento reduza a velocidade e pare se necessário, mesmo acionando um sinal sonoro como o dos apitos. A importância da sinalização das bicicletas, sobretudo para os que pedalam a noite é determinante. Os famosos “olhos de gato “refletivos usados em rodas e pedais chamam a atenção dos condutores de veículos a distancia que tem a chance de reduzir a velocidade e evitar colisões que com alguma freqüência levam o ciclista a óbito. Enfim, são variados problemas que não damos conta de esgotar em tão poucas linhas, por isso a importância de levarmos o tema às escolas, igrejas, empresas, objetivando formar multiplicadores capazes de sensibilizar pelo menos suas famílias, e dessa forma interferirmos nos valores e conhecimentos mínimos necessários para boas condutas e sobrevivência dos nossos ciclistas. O Movimento Gentileza Aracaju que trabalha com a perspectiva de propagar a gentileza como meio de interferir na melhoria da qualidade das relações humanas, na família, no trabalho e no trânito, apóia esta idéia e se coloca a disposição dos diversos seguimentos da sociedade para refletir sobre o tema. Fale conosco a respeito. Sydnei Ulisses e Joselita Melo coordenam o Movimento Gentileza Aracaju www.gentilezaaracaju.amawebs.com – gentilezaaracaju@gmail.com

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